20 de Setembro

“Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade”

Eis que chegou o vinte de setembro. O gaúcho passa o ano todo se preparando para este dia tão aclamado aqui no Rio Grande do Sul. O trecho ai em cima é a primeira parte do Hino Rio-Grandense, símbolo desta época, cantado por todos com muito amor. Comemoramos neste dia o início da Revolução Farroupilha. Em 20 de setembro de 1835, as tropas farroupilhas venceram a Batalha da Ponte da Azenha e conquistaram Porto Alegre, fazendo o então governador da província fugir.

“O Vinte” é precedido pela Semana Farroupilha. Na verdade, essa “semana” dura, mais ou menos, quinze dias. É uma época de extremo orgulho, onde as pilchas (traje típico gaúcho) tornam-se o uniforme de muitos, o hino é nossa canção diária, as cores do Rio Grande do Sul (verde, vermelho e amarelo) são nossa rotina! Nessa época é erguido o “Acampamento Farroupilha” no “Parque da Harmonia”. Lá os Centros de Tradições Gaúchas (ou CTG’s - têm em todo o Brasil) erguem os “piquetes” (casas de madeira), fazendo muita música típica, rodas de chimarrão e, obviamente, churrasco.


De fato, comemoramos uma guerra separatista que não ganhamos, mas ainda assim temos orgulho de termos, no mínimo, tentado e resistido até o fim - além de sermos os pioneiros no sistema republicano, que só foi instaurado no Brasil em 1889.


Cristãos deveriam sentir o mesmo. Somos um bando de revolucionários, seguimos um sistema de governo diferente do existente no país. Somos imperialistas e seguimos um rei. Esperamos esse rei que virá e instaurará o novo regime para sempre. Guerreamos todos os dias, mãs não contra a carne.


Ora, onde está o nosso orgulho? Por que não carregamos no peito os nossos simbolos? Por que não cantamos nossa músicas? Por que não nos tornamos evidentes?


Uma coisa devemos observar: esta paixão do gaúcho por sua terra deve ser também nossa

paixão por nossa própria terra - o céu. E que, como canta o Hino Rio-Grandense:



Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra”

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.

Related Posts with Thumbnails